segunda-feira, 25 de novembro de 2013

The Day of TheDoctor - Especial 50 anos de Doctor Who (contém SPOILERS e EASTER EGGS)

TARDIS
Segundo a Wikipédia: Doctor Who é uma premiada série de ficção científica britânica, produzida e transmitida pela BBC. A série mostra as aventuras de um Senhor do Tempo - humanoide alienígena viajante do tempo que possui dois corações - conhecido apenas como "O Doutor" ("The Doctor"). Ele explora o universo em sua máquina do tempo, uma sensível nave espacial conhecida como TARDIS, cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine da polícia londrina de 1963, justamente quando a série foi ao ar. Juntamente com os seus companheiros, O Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto trabalha para salvar as civilizações, ajudar as pessoas comuns, e corrigir erros.
Em outras palavras, Doctor Who mexe com o imaginário das pessoas com sua passagem pelo espaço tempo com sua TARDIS (Time And Relative Dimension In Space - algo como dimensão relativa do espaço tempo) e suas companhias, mostrando que sempre podemos consertar nossos erros, mesmo que eles sejam antigos. A série está dividida em dois momentos: a série clássica (do primeiro ao oitavo Doutor) e a série atual (do nono ao Doutor atual - décimo primeiro). Eu comecei a ver o seriado a partir da série atual que conta com, até agora, 7 temporadas e estou em busca para assistir as temporadas clássicas. Muitas pessoas já escreveram episódios para o seriado, inclusive o Neil Gaiman (razão a mais para gostar dele, né?)

No sábado, dia 23 de novembro, foi comemorado os 50 anos da série e, só para vocês verem como a BBC é, o episódio foi ao ar nos cinemas em 3D com transmissão simultânea para vários países e no mesmo horário que o primeiro episódio foi ao ar lá nos idos de 1963. A principio apenas algumas cidades do Brasil iriam ter o privilégio de assistir esse especial no cinema, o eixo Rio-São Paulo era uma delas, mas depois outras cidades foram incluídas no circuito. Foi impressionante ver que os ingressos para assistir esse especial, em 3D e legendado, voaram mais rápido que os ingressos de um Rock In Rio (sei que isso não é uma boa comparação, mas é a coisa mais próxima para se comparar), mesmo sendo uma 'bagatela' de 40 reais mais as taxas de conveniência (que pode chegar em até 20% o valor do ingresso). Em Recife conseguimos lotar 2 salas com Whovians (assim que são chamados os fãs da série) de todas as idades e até aqueles que não eram 100% Whovians, mesmo com o erro cometido pela Cinemark Pernambuco de atrasar em 1 hora a sessão por conta de um erro na hora da venda dos ingressos. Porém esse erro, para mim, não alterou bulhufas pois vi, me diverti e quase chorei assistindo o especial do mesmo jeito.




Sim, sou gordinha e estou quase 100% sem maquiagem.
O hall do Cinemark RioMar ficou parecendo uma convenção de Whovian pois onde você olhava via alguém ou de cosplay ou com algo que remetesse a série, teve gente que não tinha nada disso mas estava lá discutindo a série e tudo mais, acho que nunca havia sido reconhecida de 1ª quando usei um cosplay como fui no sábado. Nunca havia visto tantos fãs de uma série juntos, apesar que, devo ser bem sincera, não me senti muito a vontade de interagir com muito deles pois não aprovo determinadas ações que eles estavam fazendo (exemplo: correr pelo hall como um louco, mesmo na série sendo a coisa mais comum que ocorrer, ou se sentar no meio do hall para ficar conversando, durante uma foto tudo bem mas ficar lá conversando?). Fui de cosplay do Nono Doutor - Christopher Eccleston - (até porque as roupas dele são iguais as minhas) e, tenho que admitir, pela primeira vez fiquei feliz com meu cosplay (sim tinha ficado feliz com os anteriores mas esse foi especial), pois é legal ser reconhecida sem antes alguém perguntar de que você está vestida. Tirei uma série de fotos e conheci pessoas novas e reencontrei conhecidos.

A sessão começou com os trailer de alguns filmes que prometem nesse ano, como O Hobbit - A Desolação de Smaug que, com fé, irei novamente para a pré-estreia, e a etiqueta no cinema. Logo após somos agraciados com a presença de Strax, o Sontariano favorito dos Whovians, com uma nova maneira de mostrar a etiqueta do cinema que levou todos aos risos. Logo após o Matt Smith (o 11º Doutor) aparece para dar as boas vindas e explicar como vai ser o especial em 12D... ops, em 3D e nessa explicação, levando os fãs a loucura, aparece o David Tennant (o 10º Doutor) para tirar onda com o 11º Doutor e, aparecendo lentamente na tela, lá está o John Hurt ou WAR DOCTOR. Desculpa mas sou fangirl do Hurt e fiquei louca quando ele apareceu.
Não foi essa cena, mas mostra como o trio é
O episódio se inicia trazendo uma grande nostalgia aos fãs, pois a abertura e primeira cena que aparecem são do primeiro episódio da primeira temporada clássica, nesse momento meus olhos já se enchem de lágrimas pois essa não foi a única referência aos Doutores clássicos, a mais gritante foi o cachecol da Osgood (mais uma referência a série antiga, já que ela é uma possível parente do Tom Osgood que trabalhou com o Jon Pertwee, o 3ª Doutor) que pertencia/é igual ao utilizado por Tom Baker (o 4º Doutor) e a Kate Stewart, cujo o pai era o Brigadeiro Alistair Gordon Lethbridge-Stewart que era considerado pelo Doutor como o ser humano mais confiável da Terra (esse trabalhou com inúmeras regenerações como a do Patrick Troughton - 2º Doutor, 3º Doutor e Peter Davison - 5º Doutor). 
Kate agora segue os passos do pai e trabalha para a UNIT que, se assemelha, a uma MIB. E acredite, as referências não param por aqui. O Doutor e a sua atual companhia, Clara Oswald, são levados a UNIT a pedido da rainha Elizabeth I - A Rainha Virgem - pois o Zygons estão tentando dominar o mundo e para confirmar a identidade dela, manda junto um quadro chamado NO MORE (não mais) ou GALLIFREY FALLS (a Queda de Gallifrey), onde faz o Doutor ter um flashback, voltando ao dia que Arcádia, a segunda maior cidade de Gallifrey caiu, a partir desse momento que nossa história começa.

Essa é a hora de amarrar as pontas soltas, descobrir verdades e abrir novas portas:
A primeira ponta solta a ser respondida é como Gallifrey "caiu" e, logo no final do episódio, o porque o 9º Doutor é tão machucado pelo que ocorreu e a razão de todos os doutores posteriores quererem esquecer o War Doctor; A segunda é quem ou o que é realmente BAD WOLF e porque ele é tão importante para o Doutor. A importância da rainha Elizabeth (Queen Bess) foi explicada também e mais referências as temporadas anteriores, dessa vez sendo as atuais como a máquina que faz Ding e abrir e fechar a TARDIS com um estalar de dedos. E uma grande, GRANDE, pergunta foi respondida: Porque a Sonic Screwdriver não funciona em madeira! Depois dessa resposta fiquei de alma lavada, não vou mentir. Várias outros arcos são fechados, mas se for falar de todos aqui, passarei a noite escrevendo. Também descobrimos como ocorreu a regeneração do War Doctor para 9º Doutor (o que não existia até esse especial).

Todos doutores juntos pelo bem de Gallifrey... GALLIFREY STANDS!
O Doutor também quebra algumas regras, como a de visitar o passado para reescrever a história... PORÉM, ele não quebrou essa regra, já que ele vai ao futuro para pensar se deve ou não explodir Gallifrey com a ajuda do Momento (Bad Wolf) e ele não lembrava que havia descoberto um jeito de salvar o planeta nessa viagem! Embarcamos nessa busca de salvamento acompanhados pelo 10º Doutor, que se encontra com os Zygons, o 11º que mais parece um menino pequeno e o War, o velho que ainda se encontra indeciso se manda tudo pelos ares ou deixa tudo explodir por ele mesmo. Há cenas extremamente marcantes como a reafirmação do  juramento feito pelo Doutor no momento de maior tensão de todo episódio, a aparição de todos os Doutores (meu coração quase explode por conta de Eccleston) salvando Gallifrey, o aparecimento do Curador (ou seria Watcher?) que é ninguém mais ninguém menos que o Tom Baker!! Isso mesmo, o 4º Doutor reaparece e nos brinda com seus amáveis olhos azuis, vale ressaltar que o Baker foi um dos Doutores mais conhecidos e carismáticos da série em geral. Também fomos agraciados com uma pitada de como Peter Capaldi será no 12º Doutor (nesse momento, assim quando Eccleston apareceu, o cinema todo gritou!)

Quero falar mais, mas ainda me encontro digerindo todas as milhares de informações que Moffat colocou nesse simples episódio de 1:20h, só posso dizer que mal posso esperar pelo especial de Natal para confirmar as dúvidas que surgiram durante o especial. 

"I have a new destination. My journey is the same as yours, the same as anyone’s. It’s taken me so many years, so many lifetimes, but at least I know where I’m going, where I’ve always been going:

Home… the long way around.".

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, vc se lembra como era o juramento? Mano, esse episódio foi epicooooo

Anônimo disse...

Sem crueldade,Sem covardia
Nunca desistir, Nunca me render.

Postar um comentário

Fale, quero ouvir a sua voz também.

 
;