quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Projeto Mais Filmes em 2014 - 4ª semana - Hamlet

O filme da semana foi a modernização de um clássico do teatro pelas mãos da BBC com vários atores conhecidos: ‘Hamlet’


Capa do DVD
Nome original do filme: Hamlet
Nome que saiu no Brasil: Hamlet por William Shakespeare
Ano: 2009
Dirigido por: Gregory Doran
Estúdio responsável: BBC
Duração: 180 minutos
Gênero: Drama
Ranking: 5 de 5

A história de Hamlet se passa quando o Príncipe da Dinamarca busca vingança depois que seu pai é assassinado e sua mãe se casa com o assassino. Pronto, esse é o enredo total do filme em duas linhas. Ao contrário das outras versões da peça de Shakespeare, essa toma um ar mais moderno num castelo cercado por câmeras e com uma guerra mais moderna, mas o medo de ser atacado pela Suíça ainda prevalece.

Sou daquelas que acredita que tudo que a BBC toca vira ouro ou fica maravilhoso e não é diferente com essa versão do clássico Shakesperiano. O elenco conta com o 10º Doutor, David Tennant, e o Professor Xavier, Sir (sim, ele é um sir) Patrick Stewart, além de outros atores conhecidos.  Gostaria de dizer que a Royal Shakespeare Company se superou nessa adaptação, pois ela colocou detalhes sutis como o, ao enlouquecer, Hamlet e Ofélia começam a andar descalços e com o cabelo desarrumado, mesmo em situações oficiais. Também foi uma ótima decisão colocarem o David Tennant como papel principal (Whovian trivia – tanto eles como o Christopher Eccleston interpretaram Hamlet, assim como vários atores da geração clássica do seriado. Apenas Matt Smitt ainda não interpretou peças de Shakespeare), pois ele conseguiu, de um jeito, mostrar a loucura de Hamlet quando descobre o assassinato do pai e chamar o Patrick para fazer 2 papeis (Claudius e o fantasma) que precisavam de um peso que só um ator muito experiente poderia dar.

Um bom detalhe que vale prestar atenção é que, em determinados momentos, os atores falam a câmera como se olhassem no fundo de sua alma para lhe explicar a situação (como Polonius faz – só a título de curiosidade, o ator que faz Polonius participou de Game of Thrones) ou para pedir conselhos (Hamlet faz isso constantemente). Também temos a mudança de câmera para uma câmera super 8 ou para as câmeras de segurança do castelo. O português das legendas do filme é um tanto complicado, pois ele gravita entre a tradução ao pé da letra e o português de Portugual, mas nada que tire o brilho do filme. Infelizmente, esse filme não saiu na TV e foi direto para DVD e, mesmo desse modo, é complicado para achar. Se você achar isso na sua cidade, COMPRE SEM PESTANEJAR pois vale muito a pena.

TRAILER DO FILME VISTO

1 comentários:

Uma Leitura a Mais disse...

Quando os atores são bos não tem como não dar certo... Patrick Stuart é um ator muito talentoso mesmo, qualquer coisa que ele faça fica bom... não é a toa que ele foi do Capitão Jean Luc Picard em Star Trek ao Professor X sem probelmas
bjs

Postar um comentário

Fale, quero ouvir a sua voz também.

 
;