quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Saudade...


"A Love Song é uma música triste, é o próprio som da tristeza. Todos nós experimentamos dentro de nós o que os portugueses chamam saudade, que se traduz como uma sensação inexplicável de ânsia, algo sem nome, um anseio enigmático da alma. E isso é o sentimento que vive nos domínios da imaginação e da inspiração, solo fértil para a música triste, para a Love Song, é a luz de Deus, lá no fundo, soprando através das nossas feridas."

Essa foi a explicação encontrada por Nick Cave em uma palestra pra explicar o que é saudade. Acho que todos sabemos que a palavra saudade só existe em português, é um sentimento tão único que nem eu sei definir-lo, apenas o sinto.

Sinto saudades de uma pessoa que me deixou a 12 anos, hoje não seria o aniversário de sua morte, mas hoje, essa não é a primeira vez, sinto sua falta. Falta dos olhos azuis, do abraço apertado que estalava todos meus ossos (que odiava e agora sinto falta) e da "cola" que ele tinha. Agora que ele se foi a tanto tempo, as coisas começam a desandar e meu coração aperta, em algum lugar na minha mente me diz que se ele estivesse aqui, isso não rolava, ele iria impedir.

Outra pessoa me deixou a 6 anos, também sinto falta, se estivesse aqui, também ajudaria muito e evitaria brigas, iria ajudar tanto os outros como sempre fez...

A mais recente, me deixou a quase 1 ano, foi um choque pra mim, pois adorava a pessoa, tinha pouco tempo que havia encontrado ele... Me lembro da brincadeira que ele fez: "Deixe esse cara e vamos assumir nosso namoro". Eu ria e ele também ria. Ele parecia tão bem, nada indicava o que estava por vir.

Sei que essas pessoas estão em um lugar maravilhoso, que lá estão descansando e olhando por mim e por todos nós.

Sonhei com um deles recentemente, meu avô, falecido a 12 anos. Ele me apareceu num momento que precisava, eu o vi, o abracei e chorei nos seus braços. Precisava disso, me deu uma força maravilhosa, me ajudou a decidir o que fazer.

O segundo foi meu primo, assassinado covardemente e me mostrou que tudo é possível. Até resistir pra ensinar algo a todos. O último citado foi meu amigo, 19 anos, faleceu depois de vencer uma batalha contra um cancêr, tinha uma namorada linda e uma ex mais linda ainda.

Não sei o motivo, resolvi escrever sobre eles e outras coisas que sinto saudades. Sinto saudade da época que eu tinha uma pessoa fixa comigo, alguém para fazer carinho. Hoje, eu divido eles.

Mas, o que é saudade?? Um sentimento alheio a nossa vontade?? Algo que adquirimos com o tempo??

Na minha mente, é um sentimento alheio a nossa vontade, mas só sentimos quando amamos alguém ou algo... Não sei explicar, na verdade, não sei nem porque estou escrevendo isso...

Fernando Pessoa fala dela melhor que eu:

" Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos
saudades de todas as conversas jogadas fora, as
descobertas que fizemos, dos sonhos
que tivemos, dos
tantos risos e momentos que compartilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia,
das vésperas de finais de semana, de finais de ano,
enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo
destino,
ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez
continuemos a nos encontrar quem sabe...... nos e-mails trocados.
Podemos nos telefonar conversar algumas bobagens....
Aí os dias vão passar, meses...anos... até este
contato tornar-se cada vez mais raro.
Vamos nos perder no tempo....Um dia nossos filhos
verão aquelas fotografias e perguntarão? Quem são
aquelas pessoas?
Diremos...Que
eram nossos amigos. E...... isso vai doer tanto!
Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores
anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente......
Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos
reuniremos para um ultimo adeus de um amigo. E entre
lágrima nos abraçaremos.
Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele
dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado
para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado.
E nos perderemos no tempo.....
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não
deixes que a vida passe em branco, e que pequenas
adversidades seja a causa de grandes tempestades....
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem
morrido todos os meus amores,
mas enlouqueceria se
morressem todos os meus amigos!"

1 comentários:

Lestat disse...

"A Love Song" lembra-me uma musica de Renato russo ela tambem é tris mais quem nunca se sentio assim ne verdade.rsrsrsrs

Postar um comentário

Fale, quero ouvir a sua voz também.

 
;